Com inauguração prevista para 2025, o Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, abrirá um novo caminho para o turismo na Serra Gaúcha. O ministro de Portos e Aeroportos anunciou o início das obras, com investimento de R$ 170 milhões em parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Caxias do Sul. O Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que já destinou R$ 204 milhões ao projeto, financia as etapas finais de licitação para terraplanagem e infraestrutura. Já a construção do terminal de passageiros contará com financiamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Localizado a apenas 40 km de Gramado, o novo aeroporto deve atender cerca de 1 milhão de passageiros e transportar 1,2 milhão de toneladas de carga no primeiro ano de operação. O aeroporto facilitará o acesso a Gramado, Bento Gonçalves e Canela, reduzindo o tempo de deslocamento para turistas que atualmente dependem do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ou do limitado Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul.
Projetado para ser uma das principais portas de entrada do Sul, o Aeroporto de Vila Oliva deve aquecer o turismo regional. Sendo assim, oferece uma alternativa de transporte rápida e acessível. Com um tempo estimado de uma hora de deslocamento até Gramado, o novo terminal tende a atrair um fluxo turístico cada vez maior. Impulsionando assim, o desenvolvimento econômico da Serra Gaúcha e fortalecendo a posição de destaque da região entre os destinos mais procurados do Brasil.
Sonha em conhecer novos destinos? A Travelei te leva! Fale conosco e reserve já!