Capitólio, em Minas Gerais, é um destino turístico bastante popular, conhecido por suas paisagens deslumbrantes, como cânions, cachoeiras e o famoso Lago de Furnas. A região ganhou o apelido de “Mar de Minas” por conta das águas esverdeadas que cercam o município, atraindo visitantes que buscam contato com a natureza.
Como chegar a Capitólio?
Situada a aproximadamente 280 km de Belo Horizonte, 440 km de São Paulo e 635 km do Rio de Janeiro, Capitólio é o ponto de partida ideal para explorar as cachoeiras e atrações ao redor do Lago de Furnas. Embora não seja a única cidade na região, Capitólio se destaca como a mais famosa e buscada por turistas.
A cidade não oferece voos comerciais regulares, por isso o acesso final é feito por via terrestre. O aeroporto mais próximo é o de Ribeirão Preto (RAO), em São Paulo, a 238 km de distância. Outras opções incluem o Aeroporto Internacional de Confins (CNF), em Belo Horizonte, a 317 km, e o Aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas, a 374 km. De qualquer um desses terminais, será necessário seguir viagem de carro até Capitólio.
Quem sai de Belo Horizonte em direção a Capitólio de carro enfrenta uma viagem de cerca de 4h30. Partindo de São Paulo, o tempo de estrada é de aproximadamente 6 horas. Além disso, existe a opção de ir até o Capitólio de ônibus.
Melhor época para conhecer o Capitólio
Capitólio pode ser visitada durante todo o ano, mas feriados e o clima impactam diretamente na experiência. Durante datas como Ano Novo, Carnaval e Semana Santa, a região fica extremamente movimentada, com festas e grandes shows que atraem quem busca agitação. Para quem gosta de festas, esses períodos são ideais. Por outro lado, se você prefere aproveitar cachoeiras tranquilas e dias de descanso, é melhor evitar feriados e férias escolares. Nessas épocas mais calmas, Capitólio oferece uma experiência mais relaxante.
Além disso, o clima também deve ser lavado em consideração. No verão, as temperaturas são mais altas, mas as chuvas aumentam. De abril a setembro, o clima fica mais seco e ameno, com noites mais frias em julho. A primavera começa em outubro, com dias quentes e poucas chuvas, mas em novembro as precipitações voltam a aumentar.
- Melhores meses para viajar: abril, maio, agosto, setembro e outubro.
- Meses mais chuvosos: de novembro a março.
- Alta temporada: feriados prolongados e férias escolares.
O que fazer no Capitólio?
A região de Capitólio se detaca e se tornou famosa pelo Lago de Furnas, pelas vistas deslumbrantes do Mirante dos Cânions e pela abundância de belas cachoeiras. Entretanto, o destino oferece muito mais. Os visitantes podem explorar um encantador roteiro rural na Serra da Canastra, aproveitar baladas vibrantes tanto às margens do Lago de Furnas quanto nos grandes shows que ocorrem na região, além de saborear um diversificado circuito gastronômico. Uma viagem por essa linda parte de Minas Gerais promete revitalizar as energias de qualquer viajante!
Mirante dos Cânions
O Mirante dos Cânions se destaca como um dos principais responsáveis pela fama de Capitólio, oferecendo um visual de tirar o fôlego. Sendo assim, O cenário, esculpido entre as rochas, encanta todos que o visitam. Localizado à beira da MG-050, o mirante é de fácil acesso e pode ser explorado tranquilamente.
Os visitantes podem desfrutar de diversos ângulos que revelam o Lago de Furnas cercado pelo impressionante Cânion de Capitólio, com cachoeiras e lanchas que acrescentam charme à paisagem. Vale ressaltar que, embora a área do mirante tivesse acesso gratuito anteriormente, agora é necessário pagar um ingresso para visitá-la. Além disso, a expectativa é que novas trilhas, como o Mirante Escondido, sejam inauguradas nos próximos anos, permitindo vistas deslumbrantes das duas grandes cachoeiras da região.
Lago da Represa de Furnas
Do alto do Mirante dos Cânions, os visitantes têm uma noção da imensidão do lago formado pela Represa de Furnas. Com 1.440 km² de área, esse enorme lago se tornou conhecido como o “mar de Minas” e é uma das principais atrações da região de Capitólio.
Embora o visual do mirante seja espetacular, nada se compara a um mergulho no Lago de Furnas, que oferece diversas cachoeiras e até bares flutuantes para aproveitar em um dia ensolarado. O passeio pode ser breve ou se estender por todo o dia. Contudo, a experiência se torna ainda mais especial quanto mais tempo você passar navegando pelas águas do lago.
Cachoeiras
A região de Capitólio é repleta de cachoeiras, e vale a pena conhecer cada uma delas durante a sua visita. Para aproveitar todas as belezas naturais, é recomendável dedicar pelo menos 10 dias ao passeio. As principais cachoeiras nos arredores têm acesso pela rodovia MG-050.
No trajeto entre a MG-050 e o Mirante dos Cânions, placas indicam as cachoeiras locais. Todas elas cobram ingresso, e os valores variam bastante, dependendo da sua escolha. É importante lembrar que algumas atrações permitem acesso a várias cachoeiras, enquanto outras dão direito a apenas uma.
Para quem busca um passeio mais longo, repleto de quedas d’água e poços, as melhores opções são as Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé de Serra, o complexo da Cachoeira da Capivara (que inclui a Cachoeira da Pedra Ancorada) e as Cachoeiras do Retiro Viking. Já aqueles que preferem cachoeiras de fácil acesso podem desfrutar da Cachoeira do Filó, Cachoeira Diquadinha, Cachoeira Poço Dourado e Cachoeira do Lobo (fora da MG-050).
Enquanto as cachoeiras como Cachoeira Fecho da Serra (a maior da região) e à impressionante Cachoeira Casca d’Anta, localizada no Parque Nacional da Serra da Canastra, são consideradas paradas obrigatórias.
Algumas cachoeiras do Capitólio têm suas quedas d’água no Lago de Furnas, o que torna o cenário ainda mais bonito.É possível acessar a Cachoeira Cascatinha – Cascata Eco Parque e a Cachoeira Lagoa Azul tanto por água quanto por estrada.
Destino dos sonhos? Nós te ajudamos a chegar lá. Fale conosco!