Imagine estar em um lugar tranquilo, ouvindo apenas o som do mar e quase nenhum outro ruído externo, apenas você e a vastidão do oceano à sua frente, sentindo uma profunda sensação de paz e tranquilidade. Portanto, para quem busca essa experiência, as praias desertas do Brasil são o destino ideal para passar o dia inteiro relaxando, sem qualquer preocupação. Essas praias desertas sempre fizeram parte do imaginário de muitos viajantes como cenários perfeitos para dias de férias verdadeiramente perfeitos.
Se você deseja e planeja passar um tempo em uma praia deserta, fizemos uma lista de praias desertas que você precisa conhecer.
Praia da Lagoinha do Leste, em Santa Catarina
A Praia Lagoinha do Leste é uma das mais belas praias desertas do Sul do Brasil. Escondida em Santa Catarina, ela é ideal para quem gosta de combinar praia com atividade física. A praia está localizada em uma área de preservação ambiental, e para chegar lá, é necessário pegar um barco ou percorrer uma das duas trilhas: uma de 4 km que parte da Praia do Matadeiro e outra de 2,3 km que sai do Pântano do Sul. A trilha mais curta é mais íngreme e recomendada para os mais experientes. Apesar do difícil acesso, a caminhada é recompensadora e como resultado oferece, aos visitantes uma vista deslumbrante do mar e dos morros verdes ao redor.
A Praia Lagoinha do Leste é um refúgio perfeito para quem busca isolamento em meio à natureza. Sua faixa de areia clara é cercada por dunas e montanhas, e o mar agitado atrai alguns surfistas.
Praia Brava do Camburi, São Paulo
A Praia Brava do Camburi é um dos segredos mais bem guardados entre os frequentadores de Ubatuba, com suas águas verdes, areia branca, áreas verdes, e uma orla extensa e preservada. Mesmo em dias de grande movimento no Litoral Norte de São Paulo, é difícil encontrar a Brava do Camburi cheia de visitantes.
Normalmente, você verá apenas alguns surfistas em busca de boas ondas e um clima tranquilo em meio à natureza. A faixa de areia longa, as árvores com sombra abundante e o visual espetacular proporcionam relaxamento imediato. É um lugar ideal para passar o dia todo. No entanto, como é uma praia deserta, não há quiosques por lá. Portanto, leve tudo o que for necessário para não passar aperto.
A Brava do Camburi se mantém vazia porque não há placas de sinalização na estrada que indiquem o início da trilha, que tem grau de dificuldade médio e limita o acesso de grande parte do público. Vale a pena ir à Brava do Camburi pela trilha à beira da rodovia Rio-Santos ou a partir da Praia do Camburi.
Praia do Dentista, no Rio de Janeiro
Na Ilha da Gipóia, próxima à Ilha Grande e sendo a segunda maior ilha de Angra dos Reis, a Praia do Dentista, também conhecida como Praia de Jurubaíba, encanta todos que buscam momentos de descanso na região. A Praia do Dentista se destaca pela beleza natural, onde as ondas intercalam tons de verde e branco, formando uma das faixas de areia mais espetaculares da Costa Verde do Rio de Janeiro, em harmonia com o verde da mata atlântica e o azul do mar.
Além disso, a praia tem um mar calmo, transparente e de cores intensas que refletem o céu, e é um verdadeiro paraíso. Nos fins de semana Praia do Dentista recebe nos finais de semana um público badalado que chega em iates e lanchas para aproveitar a tranquilidade e beleza do local.
Praia de Galinhos, no Rio Grande do Norte
A Praia de Galinhos, situada a 170 km de Natal, só pode ser alcançada por barco ou veículos 4×4, sendo este último recomendado apenas para quem conhece a região devido ao risco de atolamento na areia fofa. Com suas águas esverdeadas, faixa de areia clara e um charmoso farol, ela se torna um refúgio deserto para os moradores do povoado.
Galinhos é uma península de areia com um braço de mar de águas verdes, um mangue exuberante, dunas de areia e salinas nas proximidades. Apesar de atrair visitantes de Natal e São Miguel do Gostoso em viagens rápidas, ela raramente lota; mesmo em feriados, a tranquilidade é mantida.
Praia do Atins, Maranhão
O pequeno e escondido povoado de Atins guarda segredos ainda pouco conhecidos entre os brasileiros. Assim como Jericoacoara de anos atrás, a Praia de Atins atrai turistas em busca de sossego entre as paisagens dos Lençóis Maranhenses. Apesar de ser mais conhecida pelas lagoas de água doce, a região dos Lençóis Maranhenses também oferece lindas praias desertas e um pôr do sol maravilhoso aos viajantes. E Atins certamente está entre as mais bonitas e desertas faixas de areia da região.
A faixa de areia pode ser dividida entre Atins e Canto de Atins, dependendo de sua localização. Para desfrutar da praia deserta, basta afastar-se dos quiosques e casas que oferecem camarões, frequentados por veículos 4×4 que levam turistas. Além disso a praia, fazendo uma curta caminhada leva às famosas lagoas de água doce, oferecendo um passeio único na paisagem quase deserta do Maranhão. O ideal para aproveitar a Praia de Atins em toda sua tranquilidade é se hospedar por lá!
Fernando de Noranha, PE
É difícil imaginar que um dos destinos mais desejados do Brasil só aglomera quem quer e possui praias quase desertas. A beleza de Fernando de Noronha é amplificada pela baixa densidade de turistas: nunca estragamos a paisagem.
Muitas vezes, a Praia da Baía do Sancho é um paraíso quase deserto. É preciso um pouco de sorte e a época certa para encontrá-la assim, mas é possível! O visual impressionante da Praia do Sancho, considerada uma das melhores do Brasil, deixará você extasiado antes mesmo de descer até ela. Aliás, a descida não é das mais fáceis. Reserve alguns minutos no mirante, tome fôlego e siga até o paraíso.
É fácil se apaixonar por Fernando de Noronha e ainda mais pela Praia do Sancho. O mar possui maravilhosos tons de azul, a água é muito transparente e repleta de vida marinha. Não esqueça de levar o snorkel para relaxar ainda mais! Se estiver na ilha durante a época de chuvas, não deixe de visitar a cachoeira que se forma na praia.
Explore as maravilhas das praias desertas do Brasil conosco! Entre em contato e embarque em uma jornada de tranquilidade e beleza natural.