Conhecida como a “cidade do amor” ou a “cidade da luz”, e servindo cenário de diversos filmes e séries como “Emilly in Paris” ou “De Volta aos 15” da escritora brasileira Bruna Vieira, Paris atrai turista o ano inteiro como um dos lugares mais visitados do mundo.
Paris oferece muito mais do que a famosa Torre Eiffel, com muitos lugares escondidos e pouco explorados que valem a pena visitar. Por isso, elaboramos um guia dos lugares que você precisa conhecer na cidade da luz.
Vignes du Clos Montmartre
Vignes du Clos Montmartre é um vinhedo no coração urbano de Paris. Sim, é isto mesmo que você leu: um vinhedo escondido no meio da cidade do amor. Neste vinhedo, produzem-se vinhos do tipo Pinot Noir e Gamay.
Para os conhecedores e apreciadores de vinho, é importante saber que, embora muitos procurem o vinhedo, seu vinho não é considerado nobre. Contudo, um dos principais atrativos para as vendas e o sucesso do vinho é que o dinheiro arrecadado é destinado a causas sociais.
Além disso, em outubro acontece a Fête des Vendandes de Montmarte – uma festa anual de colheita de uva com duração de cinco dias.
Catedral de Notre-Dame
Localizada na Île de la Cité, cenário do filme “O Corcunda de Notre-Dame”, a Catedral de Notre-Dame se destaca como um dos maiores símbolos de Paris. Após sofrer um grave incêndio em 2019, esta principal catedral e exemplo de arquitetura gótica francesa está programada para reabrir suas portas em 8 de dezembro de 2024.
Pont zero de routes de France
Bem em frente à Catedral de Notre-Dame, muitos olhares passam despercebidos por um lugarzinho discreto. É o Marco Zero de Paris, representado por um círculo de pedra com uma placa octogonal incrustada no chão. Ele marca o centro da capital e serve para calcular a distância de Paris para outras localidades.
Existem algumas lendas envolvendo o marco zero. A primeira afirma que deixar uma moeda lá atrai boa sorte, enquanto a segunda garante que quem pisa no ponto zero sempre retornará a cidade da luz.
Sainte-Chapelle
Originalmente construída como uma igreja privada para os reis franceses, a pouco conhecida capela Sainte-Chapelle está discretamente situada no coração da praça Palais de Justice, onde atualmente se encontram os tribunais e registros. Embora menos espetacular que a Notre Dame, a Sainte-Chapelle é considerada, por muitos, como um ambiente mágico que encanta e transporta seus visitantes através do tempo com seus vitrais históricos e arquitetura gótica.
Palácio de Versalhes
Originalmente construído para entretenimento, o Palácio de Versalhes também serviu como palco para casamentos estratégicos e visitas de Estado, além de representar o poder e a personificação material da monarquia absolutista que prevaleceu até a Revolução Francesa (1788-1799).
À primeira vista, o palácio pode parecer uma miragem ou até mesmo parte de um sonho. Além disso, muitos afirmam que é quase impossível percorrer toda a extensão do jardim e do parque em apenas um dia.
Livraria Shakespeare and Company
Fundada nos anos 1950 e situada quase ao lado do Rio Sena, a livraria ganhou fama pela sua excelente oferta de livros e por hospedar, ao longo de sua história, milhares de viajantes que visitam a capital francesa.
Além disso, o local também abriga um agradável café e serve de palco para diversos eventos culturais. Até pouco tempo atrás, ainda era possível reservar um lugar para dormir lá pelo site.
Parc des Buttes-Chaumont
Cavernas, quedas d’água, árvores exóticas, uma ponte suspensa sobre um lago artificial e um mirante ideal para admirar o pôr do sol compõem os principais atrativos do Parc Buttes-Chaumont.
O parque em Paris oferece excelentes opções gastronômicas em estabelecimentos que, ocasionalmente, organizam eventos ao ar livre.
Quer descobrir esses e outros lugares incríveis? Entre em contato conosco!