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GOL divulga Plano Financeiro de 5 Anos e estratégias de reestruturação durante processo de Chapter 11

GOL divulga Plano Financeiro de 5 Anos e estratégias de reestruturação durante processo de Chapter 11

A Gol anunciou na segunda, 23, seu novo Plano Financeiro de 5 Anos como parte de sua reestruturação financeira, iniciada no Tribunal de Falências dos EUA. Este plano será a base para sua reorganização legal sob o Chapter 11.

Plano de 5 anos da Gol

O Plano de 5 Anos da GOL detalha os esforços da Companhia para melhorar seu desempenho operacional e financeiro, visando um retorno aos níveis pré-COVID de capacidade doméstica até 2026. Ele também destaca o compromisso da GOL em expandir sua malha, nacional e internacionalmente, para maximizar os lucros a longo prazo. O plano prevê um aumento da frota para 169 aeronaves até 2029, com investimentos na frota existente a curto prazo.

As margens EBITDA devem diminuir em 2024, recuperando-se nos anos seguintes, impulsionadas por um programa de melhoria de resultados. O plano se baseia em uma posição de liquidez robusta e um balanço sólido, com um aumento de capital de US$ 1,5 bilhão previsto. As transações de balanço esperadas devem aumentar os níveis de liquidez e reduzir a alavancagem líquida.

A GOL está disponibilizando um resumo do Plano de 5 Anos e dos cenários de financiamento pós-Chapter 11 em seu site de relações com investidores. Este resumo contém “declarações prospectivas” sujeitas a riscos e incertezas, e os investidores devem considerar isso ao tomar decisões de investimento.

Atualização da frota

Em 24 de maio de 2024, como parte de sua reestruturação financeira, a GOL teve acordos aprovados pelo Tribunal de Falências dos EUA para 113 aeronaves e 48 motores sobressalentes. Estes acordos envolvem concessões significativas de arrendamento, devoluções antecipadas de aeronaves e suporte substancial para manutenção de motores. Atualmente, a Companhia está avaliando ofertas competitivas de pacotes de concessão oferecidos pelos arrendadores para o restante das aeronaves e espera tomar decisões em breve.

Os pacotes de concessão visam fornecer à Companhia o apoio financeiro necessário para recuperar todos os motores conforme o Plano de 5 Anos. Isso resultará em capacidade temporariamente reduzida em 2024, afetando o EBITDA, mas a capacidade se recuperará rapidamente em 2025. Além disso, a empresa recebeu aprovação para financiar novas entregas de aeronaves e motores, incluindo o recebimento contínuo de 737 MAX durante e após o processo de reestruturação.

Financiamento de Saída / Plano de Reorganização

Conforme anunciado anteriormente, como parte dos procedimentos em andamento no Chapter 11 da GOL, a Companhia iniciou discussões sobre o plano de financiamento que sustentará sua reorganização independente. Esse plano estabelecerá os termos para a saída bem-sucedida da GOL do Chapter 11. O processo de financiamento incluirá o refinanciamento de cerca de US$ 2,0 bilhões em dívidas garantidas de longo prazo e uma injeção de aproximadamente US$ 1,5 bilhão por meio da emissão de novas ações na Companhia. Os termos deste aumento de capital serão determinados em conformidade com a legislação brasileira e o Código de Falências dos Estados Unidos.

Além disso, a GOL e seus assessores planejam realizar um processo competitivo para avaliar propostas de financiamento de saída e outras operações alternativas viáveis. A decisão de prosseguir com essas transações exigirá a aprovação do Tribunal de Falências dos EUA.

O processo competitivo está programado para começar no início de junho e pode se estender até o final do terceiro trimestre de 2024, possivelmente até o quarto trimestre de 2024. Embora a GOL esteja otimista em relação a um processo bem-sucedido, não há garantia de que resultará em transações.

Para garantir o financiamento crucial, o Plano de Recuperação, se aprovado pelos credores da GOL e pelo Tribunal de Falências dos EUA, terá que comprometer substancialmente a dívida quirografária e outros créditos não garantidos, resultando em uma redução significativa do valor nominal.

De acordo com o Código de Falências dos EUA, a dívida não garantida deve ser paga integralmente antes que os acionistas possam receber qualquer recuperação. Devido ao excesso de dívidas em relação ao patrimônio líquido da Companhia, é provável que as ações existentes tenham pouco valor ao final do processo, o que representa um risco considerável para os investidores.

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