Na terça-feira, 28, o programa Avião Solidário da LATAM trouxe ao Aeroporto de Guarulhos o primeiro carregamento de 100 das 200 casas modulares doadas pela Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) da Colômbia. O destino final dessas casas é o Rio Grande do Sul.
As casas mudalares são um tipo de residência pré-fabricada, que consistem em conjunto de módulos, que quando acoplados, dão origem a uma residência completa. Ou seja, em vez de construir a casa do zero no terreno, as partes já vêm prontas e são só montadas. Isso é rápido e muito prático, como montar um castelo com blocos de montar.
O programa Avião Solidário da LATAM transportou e desembarcou o primeiro carregamento de 16 toneladas na rota Bogotá-Santiago-Guarulhos. Posteriormente, as casas seguirão por via terrestre até Porto Alegre.
Desde abril de 2022, o programa Avião Solidário da LATAM conta com a parceria do ACNUR. O Ministério das Relações Exteriores juntamente com Ministério dos Portos e Aeroportos coordenam o transporte dessas casas emergenciais para o Brasil.
As casas modulares, chamadas Relief Housing Units, destinam-se às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Assim, estas estruturas móveis oferecem moradias temporárias emergenciais, proporcionando melhor acolhida e mais privacidade às famílias abrigadas.
Planejando uma próxima viagem? Entre em contato.