Os festivais culturais são a representação da cultura de um povo. É através da música, dança, culinária e riturais que eles relevam a história, valores e a identidade de cda cultura. Essas celebrações acontecem ao redor do mundo e em diversas épocas do ano e por isso separamos alguns dos festivais que você precisa conhecer.
Aqui você encontra
Holi Festival das Cores (Índia)
Aqui está o texto com a inclusão de mais palavras de transição para melhorar a fluidez:
O Holi, ou Festival das Cores, é a celebração mais vibrante da Índia, pois marca o início da primavera e enche de cor as cidades do país. Além disso, é um dos feriados mais importantes para os hindus, simbolizando a vitória do bem sobre o mal e da luz sobre a escuridão. Durante o festival, os devotos preparam pratos e oferendas para as divindades.
No primeiro dia, antes da lua cheia, é tradição acender fogueiras para queimar os maus espíritos. Enquanto no segundo dia, as ruas se enchem de tintas e pós coloridos, reunindo pessoas de todas as partes em uma única celebração, onde a única regra é se divertir, sem distinção de classe, religião ou raça. Cada cor tem um significado no hinduísmo: o vermelho representa amor e fertilidade, enquanto o verde simboliza novos começos e crescimento.
O Holi é comemorado em todo o país, no entanto, algumas cidades se destacam, especialmente no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, onde o festival teve origem. Locais como Mathura, Vrindavan e Barsana são conhecidos por suas celebrações tradicionais durante essa época.
Oktoberfest (Munique, Alemanha)
A Oktoberfest é o maior festival de cerveja do mundo. Apesar do nome sugerir uma celebração em outubro, o evento começa em setembro e vai até meados de outubro, por uma razão simples: o clima. Em setembro, as temperaturas ainda são agradáveis para aproveitar as atrações ao ar livre, enquanto outubro marca o início do frio e das chuvas.
A abertura oficial acontece quando o prefeito de Munique quebra o primeiro barril e declara “O’zapft ist”, que significa “o barril está aberto” em português. A partir desse momento, garçons e garçonetes começam a servir o público, carregando entre 10 e 13 canecas de 1 litro de cerveja de cada vez. A cerveja oferecida na Oktoberfest é especial, com um teor alcoólico mais elevado, preparada exclusivamente para o evento. A cada ano, aproximadamente 7 milhões de litros de cerveja são consumidos.
Por fim, para aqueles que desejam participar do festival e não reservaram uma mesa, uma dica importrante é chegar cedo, tipo por volta das 9h da manã, para garantir um lugar. E não se esqueça de deixar uma gorjeta para os garçons. Para mais informações, acesse o site oficial do evento.
Harbin Festival (China)
O Harbin International Ice and Snow Festival ocorre anualmente em Harbin, capital da província de Heilongjiang, no norte da China, desde 1963. Reconhecido como um dos festivais de inverno mais famosos do mundo, o evento acontece no início do ano, durante o auge do inverno chinês, e se destaca pelas gigantescas esculturas de neve e gelo.
A tradição de esculpir lanternas de gelo em Harbin remonta ao passado, quando os habitantes criavam essas lanternas para proteger as chamas do vento. O gelo mantinha o fogo aceso e, devido às temperaturas extremamente baixas, não derretia. Nos anos 1980, após a Revolução Cultural, essas lanternas evoluíram para expressões artísticas, ganhando notoriedade internacional e atraindo cada vez mais visitantes.
A partir dessa tradição, surgiu a ideia de construir uma cidade inteira de gelo e neve, dando origem ao conceito do Harbin International Ice and Snow Festival. O evento se divide em quatro principais parques temáticos: o Harbin Ice Lantern Show, o Harbin Ice and Snow World, o Songhua River Ice Snow Happy Valley e a Harbin Sun Island International Snow Sculpture Art Expo.
La Tomatina (Buñol, Espanha)
La Tomatina, também conhecida como a Guerra dos Tomates da Espanha, é uma festa única e divertida realizada em Buñol. Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem na última quarta-feira de agosto, por volta das 10 horas da manhã, para jogar tomates uns nos outros por uma hora, transformando as ruas da cidade em um verdadeiro mar vermelho.
O festival não tem uma origem clara, mas é considerado um dos eventos mais inusitados e diferentes do mundo. Uma das teorias mais populares sugere que, em 1945, durante uma briga de rua, alguns jovens começaram a jogar tomates uns nos outros por diversão. A tradição se firmou e, desde então, a Tomatina acontece todos os anos.
Pouco antes do início da batalha, as equipes descarregam caminhões cheios de tomates maduros na praça principal. Um foguete marca o começo da “guerra”, que dura exatamente uma hora. Após o término, equipes de voluntários, com a ajuda de caminhões de água, limpam as ruas rapidamente.
Os tomates utilizados no festival são cultivados especificamente para o evento e não são adequados para o consumo. A prefeitura faz algumas recomendações para os participantes, como usar óculos de natação para proteger os olhos, amassar os tomates antes de arremessá-los para evitar ferimentos e vestir roupas velhas. Além disso, é necessário adquirir um ingresso e assinar um termo de responsabilidade para participar.
Após a batalha, os participantes podem se lavar no rio da cidade ou nas mangueiras que alguns moradores colocam à disposição. A festa continua com música, dança, sangria e comida, garantindo a diversão.
Día de los Muertos (México)
O Día de Los Muertos é uma celebração mexicana repleta de cor, tradição e profundo respeito pelos ancestrais. Diferente de outras partes do mundo, os mexicanos associam o Dia dos Mortos à alegria, união e cores vibrantes, e não à tristeza.
Para os mexicanos a morte é vista como uma transição para outro plano existencial, não como um fim definitivo. Eles acreditam que, nesta data, as almas dos falecidos retornam para visitar amigos e familiares, o que transforma a ocasião em uma festa cheia de música, comida e altares coloridos.Inclusive, o filme “Viva – A Vida é uma Festa” retrata essa tradição.
A festividade é comemorada nos dias 1 e 2 de novembro. Durante esses dias, as pessoas montam os altares com fotos dos falecidos, velas, flores de Cempasúchil (flor tradicional do Dia dos Mortos) e as oferendas.
As oferendas incluem pratos como pan de muerto, calaveritas de açúcar, mole, tamales e frutas. Além disso, os familiares colocam objetos pessoais nos altares para ajudar as almas a reconhecerem o local. Assim como, símbolos como a Catrina e o Catrín representam a morte e fazem parte das tradições.
Por fim, esse festival celebra a vida, ao mesmo tempo que demonstra respeito pelos entes queridos falecidos.
Mardi Gras (Nova Orleans, Estados Unidos)
O Mardi Gras é uma festa americana que tem suas raízes na Europa Medieval e chegou aos Estados Unidos através da Casa Francesa dos Bourbons. Celebrado com cores vibrantes, música, dança e muita alegria, o evento marca o último dia antes da Quaresma, assim como nossa Terça-Feira de Carnaval. Portanto, o Mardi Gras pode ser considerado o carnaval dos Estados Unidos.
Anualmente, mais de 1,2 milhão de pessoas visitam New Orleans para participar dessa festividade, que inclui desfiles, músicas, bebidas, fantasias e muito mais. Assim, o Mardi Gras se tornou o evento anual mais concorrido do país. O primeiro Mardi Gras aconteceu em 1699, e desde então a festa se firmou na tradição.
Nesse dia, as ruas de New Orleans se enchem de foliões fantasiados, muitos deles com bebidas alcoólicas nas mãos, em uma celebração que se assemelha ao nosso carnaval de rua, repleta de música e cor. As cores oficiais do evento são roxo, verde e dourado, que representam, respectivamente, justiça, fé e poder. Além disso, o lema da parada é “laissez les bons temps rouler”, que em português significa “deixe os bons tempos rolarem”.
Saint Patrick’s Day (Irlanda)
O Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, é uma das celebrações mais populares e conhecidas da Irlanda. Comemorado no dia 17 de março, esse feriado é marcado por uma série de tradições e costumes que celebram a rica cultura irlandesa.
Dessa forma, esse feriado se transformou em um dos festivais mais celebrados ao redor do mundo, durando vários dias. Embora a cor originalmente associada a esse dia fosse o azul, o verde acabou predominando devido à Irlanda ser conhecida como a “Ilha Esmeralda”. Durante esse período, as pessoas vestem-se de verde, pois a tradição afirma que quem não usar a cor do país pode ser beliscado. Além disso, elas bebem muita cerveja, passeiam pela cidade, assistem a desfiles e, em seguida, esticam a diversão em um bar.
Além disso, no Saint Patrick’s Day, as pessoas podem beber nas ruas da Irlanda, e tudo no país costuma ficar verde, refletindo o espírito festivo da celebração.
Festival das Lanternas (Chiang Mai, Tailândia)
O Festival das Lanternas é um dos eventos mais importantes da Tailândia. Realizado anualmente na cidade de Chiang Mai, as datas variam de acordo com o calendário lunar. Durante o festival, os participantes lançam barquinhos chamados “Loy Krathong” nos rios e soltam lanternas “Yi Peng” ao céu.
Milhares de lanternas de papel sobem ao céu noturno, criando uma visão deslumbrante enquanto os participantes fazem pedidos e expressam gratidão. Juntamente com as lanternas aéreas, o Yee Peng também apresenta desfiles, músicas, danças e cerimônias religiosas, que representam a rica herança cultural e espiritual da região.
Além disso, a celebração atrai milhares de turistas para eventos públicos e privados, que incluem desfiles culturais, oferendas e orações nos templos budistas. Para muitos, o Festival das Lanternas lembra as Lanternas Flutuantes do filme “Enrolados”. Além disso, ao longo do evento, a cidade inteira se enche de lanternas que iluminam a noite, proporcionando aos visitantes uma experiência mágica.
Transforme sua viagem em uma experiência única. Fale conosco e planeje agora.