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Overbooking: Entenda o que é e como lidar com essa eituação

Overbooking: Entenda o que é e como lidar com essa eituação

O termo “overbooking”, originado do inglês e traduzido literalmente como “excesso de reservas”, descreve a prática de vender mais passagens do que o número de assentos disponíveis em uma aeronave.

Por que o overbooking acontece?

Embora o overbooking possa parecer uma estratégia intencional para maximizar lucros, algumas vezes ele não ocorre sempre de forma planejada. Existem duas principais formas de overbooking:

Overbooking Comercial: Companhias aéreas frequentemente vendem mais bilhetes do que assentos disponíveis, baseando-se em estatísticas que sugerem que uma parte dos passageiros não comparecerá ou se atrasará. No entanto, quando todos os passageiros aparecem, a capacidade pode não ser suficiente.

Enquanto, overbooking operacional acontece por conta imprevistos e não de forma intencional, ou seja, ocorre quando surgem problemas que fogem ao controle das companhias aéreas. Exemplos incluem a necessidade de reacomodar passageiros que perderam conexões ou a manutenção não programada de uma aeronave. Nesse último caso, para evitar o cancelamento do voo, a companhia aérea pode optar por substituir a aeronave por outro modelo, o que pode resultar em um número de assentos diferente do previsto.

Principais causas que levam ao overbooking operacional

Passageiros que perderam suas conexões

Em voos de conexão, se um atraso no primeiro voo faz com que os passageiros percam o segundo voo, a companhia aérea deve encontrar uma alternativa para que eles cheguem ao destino final. A companhia frequentemente realoca esses passageiros até o limite estatístico de assentos excedentes em relação à capacidade do avião.

No entanto, se a previsão estatística não se concretiza, a companhia pode enfrentar falta de espaço no voo, criando uma situação de overbooking operacional. Isso pode resultar na ocupação de assentos já vendidos para outros passageiros.

Cancelamento e junção de voos

O overbooking também pode ocorrer quando um ou mais voos são cancelados devido a problemas operacionais ou condições climáticas adversas. Nestes casos, a companhia aérea precisa realocar os passageiros do voo cancelado, priorizando idosos, lactantes e pessoas com crianças pequenas. Essa realocação pode ocorrer em voos que já tinham todos os assentos vendidos.

• A restrição de peso na pista de origem ou destino

Quando as condições climáticas, como chuva intensa, levam o aeroporto a reduzir o peso máximo permitido para pousos e decolagens, a companhia aérea pode precisar agir rapidamente. Em casos extremos, a empresa pode remover carga, bagagens e até mesmo passageiros para atender ao novo limite de peso, resultando em overbooking.

Alteração da configuração ou do tipo de aeronave que fará o voo

Companhias aéreas frequentemente operam diferentes tipos e configurações de aeronaves. Quando uma aeronave designada para um voo enfrenta um problema técnico e precisa de manutenção não programada, a companhia pode optar por substituí-la por outra para evitar o cancelamento do voo. No entanto, a aeronave substituta pode ter um número menor de assentos, o que pode exigir a redução da quantidade de passageiros a bordo e, consequentemente, causar overbooking.

O que fazer em caso de overbooking?

No Brasil, a ANAC define regras claras para compensação e assistência em casos de overbooking ou perda de voo. A Resolução 400 protege os passageiros, independentemente do motivo da falta de assentos, e exige que as companhias aéreas ofereçam todo o suporte necessário conforme a legislação. A Sessão II da resolução, que aborda atrasos, cancelamentos, interrupções de serviço e preterição de embarque, estabelece os direitos dos passageiros em situações de overbooking.

Se o passageiro estiver no aeroporto de partida os passageiros têm três opções de compensação:

  • Receber o reembolso integral, incluindo a tarifa de embarque;
  • Remarcar o voo para uma data e horário de sua escolha, sem custo adicional;
  • Ou embarcar no próximo voo disponível da mesma ou de outra companhia aérea para o mesmo destino, também sem custo. Nesse último caso, a empresa deve fornecer assistência material aos passageiros.

Se o passageiro estiver em um aeroporto de escala ou conexão, ele tem as seguintes opções:

  • Receber o reembolso integral e retornar ao aeroporto de origem, com assistência material fornecida pela empresa.
  • Permanecer na localidade onde ocorreu a interrupção e receber o reembolso do trecho não utilizado.
  • Remarcar o voo para uma data e horário de sua conveniência, sem custo adicional.
  • Embarcar no próximo voo disponível da mesma companhia ou de outra empresa aérea para o mesmo destino, sem custo, com assistência material fornecida pela empresa.
  • Concluir a viagem por outra modalidade de transporte, como ônibus, van ou táxi, com a empresa oferecendo assistência material ao passageiro.

Além disso, a companhia aérea pode buscar voluntários dispostos a aceitar outro voo ou solicitar o reembolso integral da passagem, podendo negociar alguma indenização diretamente com os interessados.

Se a companhia não encontrar voluntários, poderá selecionar um passageiro de forma involuntária, oferecendo imediatamente uma compensação financeira. A compensação é de 250 Direitos Especiais de Saque (DES) para voos domésticos e 500 DES para voos internacionais. A DES é uma moeda do FMI, cujo valor pode ser consultado no site do Banco Central e geralmente é superior ao real.

O que esperar em caso de atrasos e problemas com o voo

De acordo com o artigo 27 da Resolução 400 da ANAC, “a assistência material consiste em atender às necessidades do passageiro e deve ser fornecida gratuitamente pelo transportador, conforme o tempo de espera, mesmo que os passageiros estejam a bordo da aeronave com as portas abertas.” A assistência é oferecida pela companhia aérea de forma gradual, conforme abaixo:

  • A partir de 1 hora de atraso: direito à comunicação (internet, telefone, etc.).
  • A partir de 2 horas de atraso: direito à alimentação (voucher, refeição, lanche, etc.).
  • A partir de 4 horas de atraso: direito à hospedagem (se necessário pernoitar) e transporte de ida e volta para o local da hospedagem. Se você estiver em sua cidade de residência, a empresa pode oferecer apenas o transporte para casa e de volta ao aeroporto.

Além disso, em casos de preterição de embarque ou atrasos superiores a 4 horas, a companhia aérea deve oferecer, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso. A assistência material também deve ser fornecida se a companhia alterar o voo com antecedência sem avisar o passageiro, que só toma conhecimento da mudança ao chegar ao aeroporto.

Além disso, é importante observar que de acordo com a ANAC, os direitos à assistência material, reacomodação e reembolso se aplicam mesmo quando o atraso, cancelamento ou preterição resulta de condições meteorológicas adversas.

Conclusão

Por fim, overbooking, tanto comercial quanto operacional, pode afetar a sua viagem de formas inesperadas. Conhecer as razões e medidas adotadas pelas companhias aéreas, bem como os seus direitos garantidos pela ANAC, pode ajudar a minimizar os transtornos. Caso enfrente uma situação de overbooking, saiba que você tem direito a compensações e assistência conforme estabelecido pela legislação. Manter-se informado sobre suas opções garantirá uma viagem mais tranquila e menos estressante.

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